Apresentação do novo veículo de investimento e do aplicativo para microempreendedores individuais movimentou o Sicredi Dexis; soluções chegam para impactar o mercado
Um dia marcante para Londrina. Nessa terça-feira (5), no espaço Sicredi Dexis, foram lançados dois ativos que vêm para impactar o ecossistema de inovação e a vida dos microempreendedores individuais (MEIs) da cidade, do Paraná e do Brasil: o programa MEI, uma parceria Fortmobile e Prefeitura de Londrina; e o veículo para investimento em venture capital Smart Bowl.
As duas novidades chegam para impactar o mercado. Cada uma das soluções tem um público diferente, mas ambas têm o poder de impulsionar negócios e dar destaque nacional para Londrina em diferentes segmentos.
O programa MEI reúne uma série de funcionalidades para profissionalizar os microempreendedores, facilitar a gestão do negócio e diminuir a taxa de mortalidade dos pequenos empreendimentos. O produto foi desenvolvido a partir de reuniões com a equipe da Sala do Empreendedor Londrina, que trouxe as principais dores dos empreendedores.
Serviços como elaboração de orçamentos profissionais, emissão de notas e recibos, lançamento de despesas, controle de fluxo de caixa e muito mais estão disponíveis em um aplicativo exclusivo, de forma gratuita, a todos os MEIs prestadores de serviço e empresas de locação. Tudo isso de forma gamificada, simples e acessível.
Trilhas formativas com conteúdo educativo também estão sendo produzidas e estarão no aplicativo para capacitar os microempreendedores. A parceria entre a Fortmobile e a Prefeitura se deu pelo edital de soluções inovadoras, do instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER).
Já a Smart Bowl surge impactando o mercado de venture capital. O veículo de investimento é uma fusão entre a Smart Value Investment e a Bowl Ventures SA e nasce com um vasto portfólio de startups investidas, mais de R$ 800 milhões de valuation e 18 sócios com know-how em diferentes áreas de mercado e experiência em alavancar empresas de inovação.
O veículo para investimento tem como grande diferencial permitir que investidores que ainda não conhecem o mundo de venture capital invistam, juntos com a Smart Bowl, e participem desse movimento. Ao todo, já são 11 histórias de sucesso de startups que receberam o aporte estratégico dos especialistas da Smart Value e da Bowl e que estão escalando suas operações.
Agora, juntos, os profissionais da Smart Bowl vão entregar sua experiência e conhecimento aos investidos e manter a gestão e o acompanhamento sistêmico das startups que tiverem o recurso injetado. Os investidores externos receberão relatórios detalhados do desenvolvimento de cada uma das empresas que incluírem em seu portfólio regularmente.
O diretor da Smart Bowl, Valdir Dall’Orto, destacou a trajetória dos sócios que compõem o fundo. “Nós temos uma história de nove anos em venture capital e temos colhido muitos frutos. Quase uma década nesse mercado é muita coisa. Já testamos e validamos muito e sabemos como fazer. Para os que vão começar a investir agora, contar com nosso veículo é dirimir os riscos e usufruir de todo esse processo pelo qual passamos. Além disso, nosso método inclui a Smart Bowl sempre investir junto. Então podem ter certeza de que vamos estar muito atentos e engajados com as startups que receberem o aporte, pois o sucesso delas é o nosso sucesso”, garantiu.
Para o diretor da Smart Bowl, Chrystian Scanferla, tão importante quanto o aporte, são as portas que o grupo abre para os investidos. “Temos uma taxa de 100% de sucesso nas nossas startups investidas porque, junto do recurso, conectamos as empresas às oportunidades. Temos uma ampla rede que só cresceu com a união da Smart e da Bowl. O impacto dessa fusão é aumentar, ainda mais, a visibilidade do veículo no mercado de investimentos e, consequentemente, atrair mais startups e, com base na nossa tese, trazer as que fizerem sentido e estiverem prontas para o aporte estratégico para o portifólio da Smart Bowl”, explicou Scanferla.
O CEO da Fortmobile, Guilherme Bittencourt, destacou a importância do aporte estratégico. “Tivemos a felicidade de sermos investidos pela Bowl e também pela Smart, antes até da união das duas. Encontramos profissionais dispostos a compartilharem seu conhecimento e nos ajudarem a crescer. Tivemos mentorias nas mais variadas áreas que acrescentaram demais à nossa startup. Com esse acompanhamento, nossa solução evoluiu junto do nosso comercial, do nosso marketing, da nossa gestão e assim escalamos nossa operação de forma consistente e saudável”, afirmou.
Bittencourt também ressaltou que, com um crescimento constante, a Fortmobile fez questão de estender sua solução aos MEIs. “Nós olhamos com muito carinho para os pequenos e sabemos das dificuldades pelos quais os empreendedores passam. Chegamos em uma maturidade que nos permite fazer esse movimento de impulsionar os micro e pequenos negócios, pegar na mão desses empreendedores e fazer eles crescerem. Por isso, trouxemos o propósito da Fortmobile, de simplificar a contabilidade, ao seu estado mais puro e estamos com uma solução intuitiva e acessível para ajudar os MEIs a fazerem seus negócios prosperarem”, comemorou Bittencourt.
O presidente da Codel, Alex Canziani, fez questão de parabenizar a Fortmobile. “Em Londrina, nós temos um edital que permite que empresas de inovação apliquem sua solução no poder público. Ter essa validação em uma prefeitura como a nossa é consolidar e referenciar a solução da startup. Quando vemos a Fortmobile, que vem ganhando o Brasil, querendo ser parceira do poder público e transformar a realidade dos londrinenses ficamos imensamente felizes e orgulhosos. Nossos MEIs só têm a ganhar”, pontuou.
Canziani também celebrou o nascimento da Smart Bowl. “Londrina é referência em inovação e a metodologia de ecossistema desenvolvida pelo Sebrae da nossa cidade está sendo disseminada no país todo. O Brasil está de olho na nossa cidade e ver um veículo como a Smart Bowl lançando sua fusão aqui confirma tudo que vem acontecendo. É um veículo que já investe em startups da cidade e vem com um poder de atrair e aportar ainda mais recursos, fortalecendo o ecossistema e angariando novos investidores para o mundo do venture capital”, concluiu Canziani.
O evento de apresentação do Programa MEI e da Smart Bowl contou com a condução do Mestre de Cerimônias David Jônatas e reuniu a comunidade de inovação, os sócios da Smart Bowl, a equipe da Fortmobile, o poder público, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os veículos de imprensa, convidados e autoridades.