Ecossistema de startups brasileiro ganha um novo veículo para investimento em venture capital


União da Smart Value Investment e da Bowl Ventures SA potencializa o mercado de investimentos em empresas promissoras e abre as portas para novos investidores
Um player com capacidade de transformar a realidade das startups emergentes e dos potenciais investidores chega ao mercado. Os fundos de Investimento Smart Value Investment e Bowl Ventures SA se uniram e, juntos, chegam para impactar o ecossistema de startups brasileiro com a Smart Bowl.

O evento de lançamento do novo veículo para investimento em venture capital será nesta terça-feira (5), às 19h, em Londrina. Os sócios receberão convidados e autoridades no espaço Sicredi Dexis, na Avenida Ayrton Senna, 555. O evento conta também com o lançamento de um projeto exclusivo para Microempreendedores Individuais (MEIs) de uma das startups investidas pela Smart Bowl, a Fortmobile, em parceria com a Prefeitura do município.

Smart Value Investiment e Bowl Venture SA se unem para criar um veículo para investimento em venture capital e potencializar o ecossistema brasileiro de startups

Após a fusão, as empresas se solidificam como um dos principais veículos para investimento em venture capital no país. O portfólio diversificado da Smart Bowl conta com 11 startups investidas, que, após receberem o aporte estratégico (smart money) e orientações dos especialistas da Smart e da Bowl, já alcançaram um valuation de mais de R$ 800 milhões em rodadas de aporte subsequentes.

A partir da congruência entre as empresas, os recursos destinados aos investimentos serão ampliados. A presença de diversos sócios com histórico de investimentos bem-sucedidos em startups promissoras contribuirá diretamente para a formação de uma rede de contatos inteligente (smart network), ampliando ainda mais as oportunidades de networking qualificado e o potencial de crescimento das startups investidas e das que receberem investimentos.

A Smart Bowl

A Smart Bowl já nasce com abrangência nacional e conta com startups nos mais diversos estados do país, desde o Paraná até a Bahia. A proposta do veículo é facilitar e gerir os investimentos para quem deseja entrar no mundo do venture capital, aportando também recursos próprios nas rodadas de negócio das startups junto com os investidores.

Para o diretor da Smart Bowl, Valdir Dallorto, a sinergia de valores e recursos entre as empresas abrirá portas para novas startups. “Os sócios da Bowl e da Smart tem um caminho de sucesso em seus negócios e, mais até do que o recurso, têm muito para contribuir em conhecimento para o crescimento das startups. O nosso portfólio mostra uma capacidade incrível dos sócios de fazer as empresas investidas crescerem e estamos prontos para expandir”, destacou.

Também diretor da Smart Bowl, Chrystian Scanferla destaca a visibilidade que a fusão traz. “Unir duas marcas tão importantes faz com que ganhemos maior destaque no mercado de investimentos. Isso vai atrair empreendedores promissores que desejam fazer parceria com um veículo com histórico comprovado. Com certeza vamos gerar recursos substanciais para investimentos ainda maiores em inovação”, afirmou.

Scanferla também ressaltou que uma das principais metas da fusão dos fundos será abrir as portas do venture capital para quem sempre desejou entrar nesse ramo, mas tem algum receio. “Por meio da Smart Bowl, vamos permitir que empresários de sucesso que querem de diversificar seus investimentos atuem conosco. Como um veículo para investimento em venture capital, temos condições de criar mecanismos para que pessoas possam aproveitar de nossa expertise, tragam também seu conhecimento e iniciem a jornada pelo mundo do venture capital com um risco minimizado”, acrescentou o diretor.

Dallorto destacou também o feeling dos sócios da Smart Bowl e o envolvimento deles em fazer as empresas investidas darem certo. “Nós escolhemos as startups para receberem investimento, de acordo com nossa tese, e acompanhamos e mentoramos muito bem nossas empresas para que elas possam crescer. A Fortmobile, por exemplo, quando recebeu nosso investimento tinha um faturamento ‘X’ e, hoje, tem um faturamento de mais de ‘6x’ em um intervalo de menos de dois anos. Um crescimento fantástico”, elogiou o diretor.

Para o CEO da Fortmobile, Guilherme Bittencourt, contar com a experiência dos investidores e o apoio do veículo é fundamental. “Desde o início, as conexões que nós fizemos a partir do apoio dos nossos investidores foi algo que impulsionou nossa startup. Além de toda a troca de ideias e conselhos que recebemos, tivemos uma orientação clara da melhor forma de aplicar e multiplicar o valor que foi investido na nossa empresa. Ter esse suporte é sensacional”, explicou.

“Contar com a confiança de um investidor nos mostrou que estávamos no caminho certo e que a nossa solução tinha todas as condições de ganhar o país. Profissionalizamos ainda mais a gestão da nossa empresa, fomos para uma sede própria, contratamos mais pessoas para o time e estamos prontos para, junto da Smart Bowl, continuar escalando nossa operação e ampliar mais ainda nosso negócio”, comemorou o CEO da Fortmobile.