12/09/2022
É muito comum que após a formação na faculdade de direito muitos advogados saiam com a intenção de abrir o próprio negócio e nessa etapa surgem algumas dúvidas. Hoje vamos falar sobre como esses profissionais podem iniciar o processo de abertura de CNPJ e quais as vantagens de se tornar um empresário.
Abertura de CNPJ vale a pena?
A profissão de advogado é regulamentada pela Ordem dos Advogados do Brasil, e possui algumas especificidades. Uma delas é o direito de atuar e, ao mesmo tempo, restrições, pois como a profissão tem um órgão regulador não se encaixa em MEI, por exemplo. Só por esse motivo já é válido e vantajoso abrir uma empresa para atuação em advocacia, ou seja, a OAB aprova essa abertura.
Existem muitas profissões que podem ser exercidas por advogados desde carreiras públicas até juiz, promotor de justiça, procurador da república, defensor público, delegado, advogado, tabelião de notas entre muitos outros.
Não podemos esquecer também das possibilidades na iniciativa privada e ainda carreiras não exclusivas da área onde o conhecimento jurídico é muito usado, como pesquisador, professor, consultor, mediador, advogado corporativo entre outros.
Abrir uma empresa em qualquer dessas opções é vantajoso pois existem tributação facilitada para os atuantes nesta área.
Em qual empresa o advogado se encaixa?
Existe a possibilidade de iniciar um negócio em conjunto com mais parceiros, nesse caso é necessário que todos tenham participação ativa na OAB e, para esse caso, algumas regras básicas que diferem das demais aberturas devem ser obedecidas, por exemplo: O registro deve ser feito em nome de todos os sócios ou de pelo menos um deles.
A Ordem ainda ressalta que a empresa pode ser usada para finalidades fiscais, mas as atividades de cada um dos sócios é de responsabilidade pessoal.
Ainda é possível abrir uma empresa individualmente neste caso usamos o termo Sociedade Unipessoal de Advocacia (SLA).
Comece hoje a sua empresa de sucesso, conte com a Contabilidade Digital da Fortmobile
A contabilidade não precisa ser um empecilho na hora de começar um negócio. É possível que o advogado abra sua empresa com praticidade e tranquilidade, tudo feito digitalmente pelo celular com as facilidades na palma da mão.
Por isso ressaltamos a importância de ter uma comunicação segura. Transmitir as informações entre o setor financeiro da sua empresa e o escritório de contabilidade é o caminho para o sucesso entre as partes.
Para abrir um CNPJ basta estar inscrito e registrado na OAB, criar um contrato social, e encaminhar a documentação necessária ao contador.
Assim que liberado pelo órgão regulamentador, o registro é feito junto a Receita Federal e pronto.
Se pareceu difícil, não precisa se preocupar, existe uma empresa que facilitam toda essa burocracia: a Fortmobile.
ENTRE EM CONTATO COM A GENTE:
Instagram: fort.mobile
E-mail: [email protected]