19/09/2022
Algumas empresas começam suas atividades antes mesmo das formalizações de documentos e questões contábeis, muitas vezes ainda como pessoa física. Ainda assim, desde as primeiras operações, que parecem ser mais simples, é necessário ter uma organização financeira assertiva.
O fluxo de caixa serve justamente para que o empresário tenha total controle da situação financeira. Em outras palavras: é assim que a gestão vai conseguir fazer o comparativo entre quanto se ganha em vendas e quanto se gasta para manter o negócio. Ao realizar esse cálculo, é possível ter uma visão específica e prever possíveis erros e acertos .
Mas como começar a fazer o fluxo de caixa?
Existem vários tipos de fluxo de caixa: o operacional, o direto, indireto, projetado e o livre. Aqui vamos direcionar nossas dicas apenas ao operacional, o sistema mais básico de controle.
A seguir vamos explicar 4 passos para que você não se perca nessa empreitada.
1. Faça uma planilha que você entenda.
Embora pareça uma coisa óbvia, é um passo importante. Quando o gestor consegue entender a disposição das informações fica mais fácil e rápido alinhar os números necessários para uma boa análise de caixa.
Existem alguns modelos de planilha que podem ser encontrados facilmente online, mas aqui vai a dica de ouro de um bom sistema de gestão que contém especificações exclusivas para o seu negócio.
Nessa planilha é aconselhável pela Fortmobile conter:
- Gastos fixos como aluguel, conta de luz e água;
- Previsão de recebimentos futuros, parcelas a receber, vendas planejadas entre outros;
- Recebimentos de vendas e aplicações;
- Pagamentos de compras e impostos.
Com acesso a todas essas informações, o empresário terá uma visão macro sobre as entradas e saídas da empresa e conseguirá dimensionar seu lucro.
2. O segredo é a constância.
Não adianta editar o fluxo de caixa apenas uma vez. Colocar informações diárias permite que você tenha um relatório mais preciso, o que pode prever algumas situações financeiras e permitir que você se planeje de forma organizada e resolva seus problemas com mais rapidez.
É mantendo essa constância que será possível reduzir despesas, desencalhar estoques, realizar investimentos, negociar dilatação de prazo com um fornecedor, solicitar empréstimos e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras sejam minimizadas ou evitadas.
Seu processo de análise pode ser diário, semanal ou mensal. Recomenda-se, no entanto, que a atualização do saldo final seja realizada diariamente.
3. Analise e obtenha resultados.
A análise é o produto de uma planilha bem executada e é uma etapa que merece muito cuidado no processo de gestão das empresas.
Imagine que, ao analisar o seu fluxo de caixa, você conclui que terá mais despesas do que esperava e que a tendência é que você chegue ao fim do próximo mês no vermelho. Isso conclui que sua empresa não está sendo viável.
É nesse momento que os gestores devem implementar mudanças para reverter essa situação. Por isso a análise é tão importante, pois pode prever dificuldades e solucionar problemas antes mesmo deles acontecerem.
4. Tenha uma visão realista.
Não mentir as informações e analisar com visão realista os resultados é o que vai tornar a gestão financeira do seu negócio verdadeira.
Na hora de analisar o seu fluxo de caixa e estimar os resultados futuros, não projete lucros muito grandes.
A recomendação é criar diferentes cenários, desde os mais otimistas, aos pessimistas, permeando os medianos. Assim, você conta com critérios para não investir além do que deve entrar em caixa.
O fluxo de caixa traz inúmeras facilidades na gestão financeira de qualquer empresa. É a partir dele que se pode antecipar decisões sobre possíveis faltas ou sobra de dinheiro.
Estar em dia com essa ferramenta te coloca a frente dos demais e te dá segurança para arriscar o crescimento do seu negócio de forma calculada e assertiva.
ENTRE EM CONTATO COM A GENTE:
WhatsApp: (43)9982-9005
Instagram: fort.mobile
E-mail: [email protected]
Pingback: Nota Fiscal e RPA: você sabe a diferença entre os dois? – Blog da Fortmobile | Conteúdo sobre Contabilidade